terça-feira, 12 de abril de 2011

CONsTRUIR UMA PISTA DE MOTOCROSS

Começar começando
A primeira etapa em construir uma pista está em decidir que tipo de pista você quer construir: Motocross ou Supercross? Esta decisão é realmente mais fácil do que parece. Se seu terreno tiver montes e inclinações naturais então uma pista do estilo motocross é o que você estará olhando. As pistas de motocross feitas em terras completamente naturais é mais comum do que as que o homem faz. Na outra mão, se a terra que você tem que trabalhar de está plana, será mais facil partir para um estilo de Supercross.

O espaço é o fator seguinte em sua configuração. Porque se sua pista estará ao ar livre, você necessitará mantê-la em uma manutenção. Isto pode incluir a drenagem da água após uma chuva, ou molhando-a após um período seco ou endireitando linhas. Assim não somente você necessita de pistas, você necessita o espaço entre elas a fim de poder entrar com equipamento para manutenção da pista.

Uma pista boa de Supercross do tamanho estaria a um comprimento de aproximadamente 150 metros e larguras que variam dependendo de quantas pistas você necessita. O comprimento é necessário de modo que você possa começar com a velocidade necessária fazer os saltos, costelas e outros obstáculos e a largura devem ser figurados em 6 a 8m por a pista com os mesmo espaço entre as pistas. As pistas de Motocross são mais longas, mas a largura por a pista é a mesma. Lembre-se de deixar uma area para estacionamento da galera.

Agora que você sabe que tem o espaço apropriado, é hora de encontrar a melhor posição para sua pista. Para uma pista dos motocross, a mais melhor maneira fazer isto é andar de moto no terreno simplesmente. Preste a atenção aos movimentos naturais na terra e marque os possiveis obstaculos. Você não necessita fazer plantas para este tipo de pista, mas simplesmente encontra e usa-se o que você tem e faz-se os ajustes e as adições necessários para fazer o que você quer. Na outra mão, para uma pista do estilo de Supercross, você necessitará alguma experiência. A fim manter coisas seguras e ter os obstáculos espaçados todos corretamente, um desenho é necessário.

          A construção 


A fim começar verifique se você tem o equipamento apropriado. A terra é obviamente o mais importante. No caso você é afortunado bastante ter alguma terra com inclinações ou montes, então você tem alguma terra prontamente disponível a você. Se você acontecer trabalhar com terreno liso, então você necessita pensar de onde sua terra virá?

Algum equipamento que você pode necessitar é fitas de medição grandes, estacas ou bandeiras, uma trator de esteira, uma retro escavadeira e um caminhão. O equipamento varia dependendo de que tipo de pista você está construindo e da grana disponivel. As pistas de Supercross estão apertadas, assim que um bobcat (trator pequeno) pode ajudar nas manobras.

Um truque grande para marcar as distâncias do salto é pôr estacas sobre um ou outro lado da pista aonde o jump(s) começará. Use o caminhão empilhar terra naquelas posições e trazer então com o trator dar forma aos saltos. Mantenha em mente que o solo abaixará após passar o trator então todas as pilhas de terra deverão ser maiores que o obstaculo pronto até que você lhes dê forma. Use a barro se puder em toda extenção pois traciona melhor e requererá menos manutenção. As pistas de Motocross, na outra mão, podem ser construídas com apenas um trator. Sem muita mudança no terreno, você pode empurrar a terra para onde você a necessita com o proprio trator. O fluxo natural de pistas dos motocross faz-lhes uma configuração relativamente fácil, procure usar as descidas como recepção dos saltos

Ao construir seus motocross siga, pense grande com os movimentos fluindo, montes e saltos. Devem todos trabalhar junto. No contrário, ao construir sua pista de Supercross você necessitará construir saltos, costelas e seções de ritmo. Ambas as pistas oferecem uma experiência completamente diferente. As pistas de Supercross oferecem a pilotagem técnica que emfatiza o sincronismo, a coordenação, e o ritmo. Quando as pistas dos motocross oferecerem aquelas coisas também, mas as pistas dos motocross ajudam melhorar a resistência, a escolha de linhas, e a consciência geral da pista. Faça a pista difícil para empurrar suas habilidades, mas não a construa de forma a nimguém conseguir andar. Por experiência propria saltos com 10 a 15m (do fim do lançador ao inicio da recepção) são faceis. 15 a 20 m mais dificeis. 20 a 30 m nivel profissional. Menores que isso começa a ficar perigoso pois com um embalinho a mais você passa da recepção.

Uma pista desafiante oferece a pilotos um lugar para afiar suas habilidades e praticar os fundamentos que são necessários para te levar ao um nível acima.

Espero que tenha ajudado e aguardo um convite para visitar a sua pista.


outras dicas voce encontra no site

O que é Motocross?

O Motocross (freqüentemente encurtado para (MX) ou MotoX) é uma modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas de estilo off-road,

As Competições de motocross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 Km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas (aequencia de lombadas e pequenos morros) e curvas.
As corridas de motocross ocorrem tradicionalmente em terreno molhado. As provas são divididas em varias categorias, onde grosseiramente podemos dizer que são amadores e profissionais, nas provas realizadas pelos profissionais as baterias podem durar ate 20 minutos, nas baterias amadoras 10 minutos. A sinalização em uma prova de motocross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado
O esporte tem evoluído muito na década de 1990, recentemente mesmo ainda sendo um esporte de alto custo, mas as facilidades que vem se encontrando recentemente para aquisição de motos e pistas para treinamento. As motos de entrada para o esporte, que inicialmente as crianças iniciam acima de 4 anos de idade, são as motos 50cc

Motocross exige muito fisicamente nos braços, no ombro, e nos glúteos. O extremo entre controle, força, resistência, reflexo, raramente é observado em um piloto que, aparentemente é camuflado sobre uma proteção corporal quase que igualada a dos antigos cavaleiros medievais, capacete, coletes, luvas, botas, joelheiras, calça com proteção, camisa, protetor de coluna e pescoço, óculos, protetor de nariz, ou seja, além do grande esforço o mesmo não tem a liberdade para transpirar, reação natural do corpo humano para resfriar a pele e conseqüentemente a corrente sanguínea. Sem esta liberdade de transpirar a temperatura do corpo sobe e exige ainda mais do piloto. Aos olhos do leigo, o salto é o ápice de uma corrida, porém para o piloto, o salto é o momento de descanso e relaxamento. As curvas e ultrapassagens são os pontos determinantes para um boa corrida.

Os competidores frequentemente (mas não sempre) são classificados de acordo com o tamanho do motor da sua máquina. A classificação comum inclui;


Classificação Européia Classificação Americana Motor 2 tempos Motor 4 tempos Notas
MX1 motores 250 2 tempos ou  450 4 tempos
MX3  todas cilindradas idade acima 34 anos
MX2 motores de 125cc 2 tempos ou 250cc 4 tempos
85cc idade entre 13 a 16 anos
65cc idade entre 7 a 12 anos
50cc idade entre 4 a 7 anos

O QUE É VELOTERRA?

O Veloterra se diferencia das demais competições por não ter saltos e incluir motos comuns como CG´s e Titans em suas categorias. A emoção maior está centrada exatamente nas disputas curva a curva.


A competição é realizada em uma pista OFF ROAD, que tem como característica básica um bom traçado com curvas bem projetadas, retas, subidas, descidas e sem saltos.
É um estilo que começou no Uruguai e se espalhou pelo sul do Brasil, e vem ganhando espaço na região sudeste.

Outra característica básica é que nesta modalidade existem categorias para quase todos os modelos de motocicletas, ou seja, das 125cc (CG, YBR, YES...) até as motos importadas de 450cc (CRF, YZF,KXF...).

Mas um detalhe, no estado de São Paulo os organizadores deste evento não fazem categorias para as motos CGs Titans etc.. visto que se forma uma quantidade enorme de buracos , cavas etc...

Veloterra na cidade de Canas-sp 10/04/11

A cidade de Canas -SP recebeu neste domingo 10/04/11
mais uma etapa da copa velopraia de Veloterra.
Os treinos começaram logo no sabado.mas infelismente
não comparecemos por la
No domingo chegamos a Canas por volta das 10 da manha
e os treinos livres ja estavam acabando,
rapidamente o Vitor se preparou para o ultimo treino chorado
de 10 minutinhos,muito pouco para decorar a pista que
tinha um traçado de alta velocidade e pontos técnicos
Nao tinha tantas motos nesta categoria,acho que umas 7
Mas todos fizeram uma boa largada sem enrroscos ,e prosseguiram
ate o fim da corridas intactos ,isso é que importa,todo mundo inteiro.
 Assim que caiu o gate, todos os pilotos definiram suas posições e Caio tratou de acelerar na frente, conseguindo uma tranquila vantagem de pouco mais de 20 segundos sobre Vitor Marson Cipresso. Este por sua vez, conseguiu se isolar na segunda colocação, finalizando a bateria bem distante de João Pedro Neves. José Henrique Dias, Luis Felipe Carvalho e Johann Gigli completaram o pódio da quarta à sexta posição

terça-feira, 5 de abril de 2011

VIDEO treino PISTA DO ALEMAO EM ATIBAIA-SP

Fabio   e Alfredo

Treinão Domingão 3/4/11

Domingão chuvoso,como a corrida que aconteceria  no MX PARK em Sao Paulo foi cancelada devido fortes chuva na regiao ,fomos então pra Caçapava ver se dava treino.
Não deu outra!

única poça dagua na pista

pista estava perfeita,chao chicletão depois de algumas horas

Vitor
Felipe tirando barrinho na motoka ktm125

domingo, 3 de abril de 2011

ATENÇÃO p/ COMPETIÇOES MES de ABRIL/2011

03/04/11 1ª etapa da 2ª Copa PHO MX Park de Motocross - São Paulo - SP (cancelado)


10/04/11 3ª etapa Copa Velopraia de Veloterra - Canas - SP
10/04/11 1ª etapa Campeonato Amador de Motocross Dirt Action - Atibaia - SP
10/04/11 3ª etapa Copa Neno Racing de Motocross - Toledo - MG


17/04/11 Troféu Megacycle de Motocross - 2011 - São Lourenço - MG
17/04/11 Copa Pró Kids de Veloterra - Caçapava - SP


24/04/11 Copa Neno Racing - 4ª etapa - Paraisópolis - MG

DICA PARA SALTAR COM SUA MOTOcross

 ALTOS (PULOS)


No motocross, de uma forma geral, o mais importante é pular baixo, retornando o mais rapidamente possível ao solo, onde você irá usar a potência do motor imediatamente.

No Supercross o importante é pular o mais longe e o mais alto possível, para ultrapassar obstáculos como triplos, duplos, mesas (table-top), camel-jump, etc.

POSICIONAMENTO PARA O SALTO

Fique em pé na moto, numa posição balanceada, com as pernas ligeiramente arqueadas para poder absorver o impacto do salto. A parte de cima do corpo deve ficar inclinada para frente, e os braços levemente flexionados.
 TRAJETÓRIA DO SALTO


Na rampa de decolagem, basicamente deve-se escolher o pedaço que você irá usar, evitando ressaltos, bicos pontiagudos e partes escorregadias. Na decolagem continue com a posição balanceada, de forma que no imprevisto você possa mudar de trajetória.

No Motocross escolha sempre o lado mais baixo da rampa, pois desgasta menos, menos risco de quebrar chassis, rodas e raios
PARA VOAR BAIXO


Levante o tronco para a frente, empurrando o guidão com os braços e chegando o quadril bem atrás, com as pernas dobradas, para anular o efeito catapulta.

PARA VOAR ALTO

Para pular alto e limpar pulos duplos ou triplos, mantenha uma posição balanceada, mas nunca se deve flexionar as pernas e nem permitir que a moto se movimente debaixo dele, de forma a não atenuar o pulo

DICA DE CURVA

Se você é veloz nas curvas, a tendência é que seus tempos de volta também sejam bons. Você pode ganhar muito tempo nas curvas se escolher um bom traçado, frear mais tarde, e manter seu embalo alto por toda a curva.


Existem inúmeros tipos de curvas, nas quais se aplicam técnicas básicas: quando você entrar numa curva, coloque-se na posição de ataque, isto fará com que seu peso fique no centro da moto, então, tanto a suspensão dianteira quanto a traseira estarão com distribuição de peso igual.

Enquanto você deita a moto, coloque o pé para o lado de dentro da curva, esticando-o para frente da moto, mantendo perto do eixo da roda dianteira.
Conserve sua perna razoavelmente esticada, porém sem travar a articulação do joelho. Mantenha o pé do lado de fora da curva bem firme, fazendo pressão na pedaleira.


Lembre-se de colocar seu peso na pedaleira de fora, e no assento você deve usar a parte superior do corpo (tronco–braços–cabeça) para obter melhor equilíbrio. As curvas são compostas de: entrada, execução e saída.
A entrada é feita freando tudo até o ponto em que você for virar.
A execução é a forma como você estará virando.
E a saída é quando você acelera tudo, procurando omáximo de tração.

Além disso, as curvas são feitas de 3 maneiras:
Fazendo em pivô;
Fazendo em escora;
Fazendo em derrapagem.
.                                   

EXPLICANDO

A entrada de curva é quando você freia forte, empurrando seu corpo bem para trás em pé na moto. Após a freada com distribuição de peso, você começa a deitar a moto, levando todo peso de seu corpo bem à frente, para maximizar a tração na roda dianteira, procurando uma linha mais suave possível.

Na seqüência vem a execução, onde procura-se maximizar a tração e o balanço. Você consegue a tração quando forçar a pedaleira de fora da curva e o balanço (posição do corpo) com inclinação ao contrário, com os braços de dentro da curva mais longos (esticado) e o de fora mais curto, com os cotovelos para cima em 90º graus com o antibraço.

A posição do tronco deve ser em vertical e um pouco inclinado para frente, ajudando a aumentar a tração na roda dianteira. Você deve assentar-se na quina do banco (inclinação contrária), mantendo o corpo na vertical.

As saídas de curvas têm uma forma mais explosiva, onde é necessário procurar maior tração para despejar toda potência do seu motor. Na primeira parte da saída de curva, você deverá manter seu corpo mais à frente (para equilibrar a moto na sua aceleração inicial), levar rapidamente o pé para a pedaleira e começar a acelerar forte. Se por acaso a roda dianteira levantar demais, incline o tronco ainda mais para frente, sobre o guidão.
Assim que a moto começar a andar rápido, você transfere um pouco do seu peso para trás, para ganhar mais tração na roda traseira. Normalmente, nas motos acima de 250cc, o método preferido é a curva em bico. Isto porque este método facilita o objetivo, que é fazer na pista, o maior número de retas. Já nas motos de 125cc, por exemplo, é bastante viável uma tocada forte em derrapagem controlada.

DICA PARA LARGADA

Existem vários fatores que são responsáveis pela detenção de uma largada Hole Shot (largada bala, largar em primeiro, sair na frente).


Primeiramente, você deve se alinhar em uma cava ou suco, que sejam retos, diretos. É preciso estar numa posição, no “gate de largada”, que permita um bom traçado para dentro da primeira curva.

Uma boa largada vai depender de quanta tração está disponível. Outro importante fator é manter o máximo de peso possível na moto. Além disso, concentração e precisão são as coisas que você mais necessita para largar bem.

DICA PARA ACELERAR SUA MOTO

Este é um dos fundamentos mais importantes para o piloto.
O básico da aceleração é o seguinte:

A moto pode acelerar com mais força, quando ela está na vertical, de pé;
A moto também acelera mais forte nas retas, quando você distribui o seu peso na roda traseira para obter mais tração;

Mantenha a roda dianteira leve, apenas tocando levemente no hão;

Use o controle do seu peso na frente ou na traseira, como um mecanismo de tração controlando a aceleração;

O acelerador deve ser usado com agressividade, mas bem progressivo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

1 etapa Motocross em Pindamonhangaba-SP

No dia 27/03/2011 rolou a 1 etapa de 3  do motocros de pinda,o dia estava legal porem perdi a primeira bateria que era a MX40 ,cheguei atrazado devido a compromissos particulares.

Deixei para a bateria que aconteceria no meio do dia ,que foi a MXOPEN ,uma das mais fortes do dia
a pista ate que estava legal,mas bem nessa categoria molharam tanto a pista que veja como ficou minha moto,rsssssss

o chao estava muito liso ,nao dava pra arriscar pois amanha tem trampo,rs
larguei ate que bem em 3,mais perdi algumas posiçoes devido a uns escorregoes,fui pra segunda bateria que era a categoria MX1 bem no final do dia,ai a pista ja estava melhor ,bem mais seca
salvei um 3 lugar.


vitor 65cc

A categoria dos pequenos so contaram com 4 participantes
1 Marcinho-2 Caio-3 Vitor e 4 Pedrinho

reparem que esta corrida da 65cc foi num chao bem seco ,anterior a  mx opem
ai galera que cuida das pistas ,pega leve.

1ª etapa Copa Neno Racing 2011 Motocross - Itajubá - MG

No último final de semana, 13 e 14 de março, os motores roncaram forte em Itajubá (MG), com a realização do 4º Motocross Fest, válido pela abertura da Copa Neno Racing de Motocross 2011. Em parceria com as secretarias municipais e prefeitura, e ainda contando com o empenho extra do piloto Massoud Nassar, a equipe de organização Neno Racing realizou essa que foi, sem dúvida, a melhor das quatro edições do evento. Gates lotados, tempo bom e enormes arquibancadas lotadas com um público animado foram destaques da competição
Pai e filho, Marco Mugão e Renato Muguinho, mostraram a mesma força de vencedor na MX4 e na 65cc. A bateria de Mugão largou primeiro, e ele assumiu a ponta na primeira volta. Rapidamente passou a administrar a vantagem sobre os demais. Assim foi na primeira metade da bateria. Depois disso, Fábio Aleixo começou a crescer na prova, chegando à segunda posição ao superar Rinaldo Spagnol. Nas voltas finais, Aleixo se aproximou perigosamente de Mugão, mas já não havia tempo para um ataque. Resultado: Mugão, Aleixo, Rinaldo, Ney Marcolim e Alfredo  Marson Cipresso

1 90 Marco Mugão Atibaia


2 51 Fábio Aleixo S.J.Campos

3 61 Rinaldo Spagnol Cosmopolis

4 14 Valdinei Marcolin Cosmopolis

5 869 Alfredo Cipresso S.J.Campos

6 33 Dário Jr Formiga

7 719 Kazuiro Abe Pouso Alegre

8 34 Telo Ouro Fino

9 702 Gerson Lander Jacarei

10 117 José Melo Franco (Neto) Poços de Caldas

2ª etapa Copa Verão de Motocross - Caraguatatuba - SP

Na MX3 algumas quedas acabaram influenciando o resultado final. Alfredo Marson largou na ponta com Nei Broto pressionando logo em seguida. Mas ainda na primeira volta Nei caiu e ficou fora da briga. Alfredo tinha tudo sob controle, no entanto, por conta da areia, em uma curva tranqüila, ele perdeu a frente da moto e ficou no chão.

A moto demorou a pegar e a chance foi mais do que aproveitada por Paulinho Bittencourt, que assumiu a ponta,
O espetáculo foi garantido também na MX1. Thales voltou a vencer, agora sem tanta pressão. Alfredo Marson não cometeu erros na prova e ficou com a segunda posição